
Reserve sempre um mesmo período do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar o seu horário de estudo.
Isto o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa. Caso o telefone toque peça para que algum familiar atenda o telefone avisando que você está ocupado e diga que telefonará logo que possível.
Procure um canto sossegado para estudar, verifique se todo o material de que precisa está à mão, como lápis, cadernos, dicionário, caneta, livros, etc.
Organize uma seqüência de trabalho, isto é, o que fazer em primeiro lugar, de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser prioritárias.
No final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha, por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois volte e retome o trabalho.
Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra.
Procure calcular bem o tempo da prova, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível. Não tenha pressa em entregar a prova.
Não se perturbe se quase todos os colegas já tiverem terminando. Cada um deve se preocupar com seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade!
Preste atenção ao que o professor pedir que você faça na prova.
Verbos como "definir", "explicar", "comparar", "exemplificar", "relacionar" têm um significado muito preciso. Se você "traduzir" mal.
Muita gente erra quando a pergunta pede para comparar ou relacionar duas coisas. Nesse caso, não basta definir cada uma delas, lado a lado. O que o professor quer é que você analise cada uma e veja quais as semelhanças e diferenças existentes entre elas, comparando uma à outra. É preciso pensar.
Também dá o maior problema quando o problema pede para "explicar" alguma coisa. Nesse caso, é preciso explicar mesmo, dar detalhes sobre a tal coisa. Não basta definir e pronto! "Explicar" quer dizer "desdobrar", "deixar claro".
Não adianta querer escrever mais que o professor pediu, pretendendo assim, melhorar a nota. Você tem de ser objetivo e responder apenas o que foi solicitado. Lembre-se de que, se tentar enrolar e fazer mais do que foi pedido, você estará aumentando as suas chances de errar!
Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando descobrem que o aluno fez um esforço para acertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário